20 de jan. de 2010

Saudade. De muita coisa!!!

Madrid, 20/01/2010

Hoje me lembrei de uma definição curta, mas suficiente de uma palavrinha que vem me perseguindo: saudade é a presença da ausência. Ausência de muita coisa... Tanta, mas tanta coisa que até me perco em pensamentos. Ausência das coisas mais simples, das que sempre tive e sempre dei valor. Das que sempre tive, mas nunca sequer notei. Das que às vezes percebia, que estavam lá, mas ok. Saudade de algumas pessoas importantes na minha vida; importância que sempre soube terem, mas que nem sempre soube dar. Saudade de quem dedicou sua vida pra mim e adora me ligar pra falar nada; saudade de pular em cima dela; saudade de fazer dragão e não conseguir. Saudade de quem parece ter o coração de pedra, fraco e infartado, mas que na verdade tem o coração mole e doce. Saudade de quem muitas vezes me fez trocar bonecas por bolas; que pela primeira vez escreveu pra mim que me ama. Saudade de pessoas a quem sempre dediquei tempo, carinho e atenção; que são iguais a mim e diferentes de mim; que levam uma marquinha vermelha no coração; mas que quando estão distantes continuam ainda muito perto e me fazem notar ainda mais o quanto são indispensáveis. Saudade de quem, de um dia pro outro, passou a ser importante pra mim, mas que tinha uma vida útil claramente definida para ambas as partes. Saudade da pessoa mais doce que conheci e que partiu, mas que, antes de me isolar do meu mundo, não consegui me despedir; sequer consegui dizer o quão fundamental foi pra mim e pra duas das pessoas mais importantes na minha vida; saudade de quem me criou; me buscou no colégio; cuidou de mim; soluçou comigo quando outra pessoa muito amada partia; saudade de quem nunca vou esquecer o amor que sentia por mim, puro como de uma mãe; a quem nunca mais vou poder retribuir tudo o que recebi; mas que de alguma maneira se conectou comigo quando partiu e veio acalmar o meu coração. Saudade também de pessoas que não tiveram presença tão constante assim na minha vida, mas que são tão preciosas quanto se acompanhassem diariamente meu caminho; e que nos raros momentos em que estavam presentes pareciam nunca ter estado ausentes; talvez a distância só tenha confirmado que elas de fato têm um papel importante pra mim. A ausência da presença não é só de gente... Saudade de tudo e de todos. Das minhas esquinas e dos meus caminhos; do meu canto, só meu; da minha solidão. Saudade da minha rotina; e de não ter nada pra fazer. Saudade de quando eu achava que tinha muita responsabilidade, mas ainda era uma garotinha mimada; saudade da minha mordomia; vontade até mesmo de voltar a ser criança. Saudade do calor e do sol; saudade das tardes de sábado ocupadas com o barulho de pratinhos ensurdecedores. Saudade da ansiedade de ir ao encontro de umas blusas coloridas, cordas imundas, ruas estreitas e caminhões que fazem barulho; e da contagem regressiva. Eita bololô de coisas aqui dentro de mim. Saudade de muita coisa... Isso é crescer.
Paulinha Cha

16 comentários:

Marina G disse...

ê saudade, que bate no meu coração! (pra ser bem brega!)

Unknown disse...

ô Paulinho, so pra te dizer que te entendo tanto! e que fico feliz de voce estar sentindo essas saudades, porque isso vai fazer com que você valorizo muito, mas muuuito mais tudo o que voce tem aqui. Isso aconteceu comigo e hoje vejo coisas aqui nao via!
Aguenta firme, é lindo e triste ao mesmo tempo esse sentimento. Te adoro! Mari

Patricia Ramos disse...

Lindo texto, lindas palavras... quando estamos longe do nosso "canto" a saudade em alguns momentos chega a doer no peito... Saudades... bjos

Unknown disse...

oie!
D novo!
Adorei as histórias da viagem do final de ano!
Adorei!
E aproveitando tb notei q meus lenços estão aí t aquecendo!!
Q bom estou bem perto do seu coração.
Fotos lindas e vcs tb!!!
Ah!
Q vontade de estar aí curtindo!!
Mas... alguém tem q trabalhar!!!
Brincadeirinha....
T amo!
Fui!
Mamady

Unknown disse...

Lica,

muito emocionada c essas palavras!!
Posso imaginar, com certeza tudo que vc está sentindo!

"Saudade de quem dedicou sua vida pra mim e adora me ligar pra falar nada; saudade de pular em cima dela; saudade de fazer dragão e não conseguir."

"Saudade de quem parece ter o coração de pedra, fraco e infartado, mas que na verdade tem o coração mole e doce."

"Saudade de quem muitas vezes me fez trocar bonecas por bolas; que pela primeira vez escreveu pra mim que me ama."

"Saudade de pessoas a quem sempre dediquei tempo, carinho e atenção; que são iguais a mim e diferentes de mim; que levam uma marquinha vermelha no coração; mas que quando estão distantes continuam ainda muito perto e me fazem notar ainda mais o quanto são indispensáveis."

"Saudade de quem, de um dia pro outro, passou a ser importante pra mim, mas que tinha uma vida útil claramente definida para ambas as partes."

"Saudade da pessoa mais doce que conheci e que partiu, mas que, antes de me isolar do meu mundo, não consegui me despedir; sequer consegui dizer o quão fundamental foi pra mim e pra duas das pessoas mais importantes na minha vida;"

"saudade de quem me criou; me buscou no colégio; cuidou de mim; soluçou comigo quando outra pessoa muito amada partia; saudade de quem nunca vou esquecer o amor que sentia por mim, puro como de uma mãe; a quem nunca mais vou poder retribuir tudo o que recebi; mas que de alguma maneira se conectou comigo quando partiu e veio acalmar o meu coração"

FICA EM PAZ!
COM CERTEZA ELA ESTARÁ OLHANDO POR NÓS!
AMO VC!
SUA MÃE!

Unknown disse...

Nossa Paula, assim voce me faz chorar, logo eu que não choro por qualquer coisa.....
Muito lindo isso que voce escreveu, estamos com saudades......
Beijos, Tia Rosinha

Mila disse...

Paulinhaaa!! é a camys! nossa que post mais lindo, me emocionei lendo :)
Bom passei justamente para dizer que estou com saudades de vc hehehe
Estou de férias até segunda qdo vai ser o início do mestrado então resolvi passar por aqui.
Espero que esteja td bem com vc.
Super beijo camys

Unknown disse...

Minha querida filha

A vida é para quem topa qualquer parada e não para quem para em qualquer topada. Você a cada dia dá mais provas de quão guerreira, forte e determinada você é. Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida e você parece que é movida a desafios. Sua vida está apenas desabrochando e você já uma vencedora.
Filha, o tempo não para, só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo. A saudade é sua alma dizendo para onde você quer voltar. Você sente saudade, mas saiba que nunca estarás só, que jamais sofrerá de solidão, porque você tem a todos nós e a saudade nada mais é do que a solidão acompanhada de todos aqueles a quem amamos.
Você é daquelas pessoas que não vivem para que a sua presença seja notada, mas não imagina o quanto a sua ausência é sentida. Saiba que a presença da sua ausência também dói no coração de cada um de nós que tanto a amamos.
Quando penso em você, fecho os olhos de saudade. Quantas vezes ligo o MSN, na expectativa de encontrá-la on line para atenuar a saudade, nem que seja com um simples “oi filha, tudo bem”.
Mas tenha certeza de uma coisa, este seu velho tem um orgulho enorme de você e conta os minutos para poder estar ao seu lado e abraçá-la.

Beijos deste pai que tanto a ama.

Raíssa disse...

Já tinha lido o texto, mas não posso deixar de comentar aqui que ele é de "matar" qualquer um do coração!!
Como disse a Patyça, tem dias que a saudade chega a doer mesmo, mas tudo faz parte dessa experiência que escolhemos, né?

"Saudade de pessoas a quem sempre dediquei tempo, carinho e atenção; que são iguais a mim e diferentes de mim; que levam uma marquinha vermelha no coração; mas que quando estão distantes continuam ainda muito perto e me fazem notar ainda mais o quanto são indispensáveis."

Te amo, amiga!
Saudades

Unknown disse...

Mais uma vez me emociono ao ler seu texto...meu coarção e mole mole mole!!!!

Vcs saõ indispensáveis!!

Amo mto!!!!! E vou levar a marquinha vermelha pra SSA esse ano por nós!!

bjs!

Paulinha disse...

Queriiidos, muito obrigada pelo apoio de vocês!! Fiquem tranquilos que estou super bem. Esse texto foi escrito num dia de crise... Mas foi um dia e só. Foi escrever o texto e basta! Coloquei tudo pra fora. E agora só me resta uma nostalgia gostosa... Pelo menos até a pròxima crise de saudade! Rsss
A Lete é a maior responsável por eu estar bem hoje... O apoio dela aqui é indispensável... Minha irmazinha q eu amo muito!!!! Aquisicistas: sem ciúmes, hein!
Mom and Dad, assim vocês me fazem chorar!! Amo mto vocês!!!
Bjocas
Paulinha Cha

Unknown disse...

Lica tb t amo!
bj

Camila disse...

Menina, isto é que é crescer. Ter noção do que no faz feliz e nos faz falta e por isso é muito importante que voce aproveite bem esta tua estada pelo mundo. Coragem e força é que não te faltam,e quando elas te faltarem lembre-se que bem aqui, no Rio de Janeiro, na Tijuca existem pessoas que pensam em ti e te gostam muito, inclusive uma pessoinha que esta pra chegar. Ah, sem esquecer a Luna, claro.
Beijos e força. ^Beijos pra Lete também. Tia Olina

Unknown disse...

Lica, ja sofro com a próxima e futura separação q já está para acontecer...

Mas foi muito bom estar aqui estes 30 dias, um pouco sofridos, mas faz parte da vida!!!

Com certeza teremos muitos outros dias melhores...
Ter estado com vc foi muito bom!
Muito bom vc ter vindo p cá me dar força...

Acalmou meu coração e me mostrou mais uma vez, e eu já sabia, o quanto gosta de mim.

Obrigada!

T amo!!!

E até o final de junho!
Me aguarde....
bjus da sua mãe!

Unknown disse...

Lica, ja sofro com a próxima e futura separação q já está para acontecer...
Mas estarei daqui t acompanhando diariamente...

Mas foi muito bom estar aqui estes 30 dias, um pouco sofridos, mas faz parte da vida!!!

Com certeza teremos muitos outros dias melhores...
Ter estado com vc foi muito bom!
Muito bom vc ter vindo p cá me dar força...

Acalmou meu coração e me mostrou mais uma vez, e eu já sabia, o quanto gosta de mim.

Obrigada!

T amo!!!

E até o final de junho!
Me aguarde....
bjus da sua mãe!

Unknown disse...

Lica!

T amo!!!!

E já sinto muita saudade doceh!!!!!!!!!!

bjus

Mamady