20 de nov. de 2009

Visitando Leiloca no Porto (Outubro)




Ahhh gente, eita pais gostoso de visitar!!! Povo simpatico, barato para fazer turismo e uma comida deliciosa...Mas, a lingua e menos familiar que imaginavamos! Fomos super bem recebidas pela Leila (amiga da Lete de Niteroi) em seu apto que fica super bem localizado no centro do Porto.

A viagem já ficou marcada antes de sairmos de Madrid... A Paulinha achou melhor esquecer o passaporte em casa...  Tentamos lançar um caô do tipo “mas a carteira de motorista brasileira é válida na Europa”... Lóóógico que não colou... Eu (Paulinha) voltei frustrada pra casa. Esse “voltar pra casa” me fez sentir pela primeira que estou morando meeesmo em Madrid. Mas nada de tristeza... Engoli o choro de raiva, comprei outra passagem, coloquei logo o passaporte na mala e fui curtir Madrid. Finalmente consegui ir ao Rastro e que lugar incrível! Pra quem não conhece o Rastro é originalmente uma feira de antiguidades que foi aumentando, aumentando, aumentando... E hoje toma conta de umas 10 ruas no centro de Madrid vendendo tudo o que se pode imaginar... Se bobear nego vende até a mãe lá! Tudo barato e, fuçando, dá pra encontrar coisa de qualidade.

A Lete, com o coração apertado, pegou o vôo. Eu (Lete) fiquei naquela angustia sem saber como a Cha ficaria...mas segui o caminho e logo capotei no avião porque tinha dados umas voltas por Madrid na noite anterior. Chegando lá, Leiloca foi me pegar na estação do metro e fomos tomar café pra botar o papo em dia!!! Apesar da chuva, o dia foi bem legal!! Fazia tempos que não encontrava com Leila e ouvia suas historias trágicas e cômicas, né, Amiga!!! Aproveitei e fiz o tour do Vinho do Porto que é bom, mas esperava mais!


Agora, o mais engraçado do dia foi o trote dos portugueses. Gente, os “caloiros”, como são chamados lá, andam pela cidade inteira com latas e milhões de coisas amarradas pra fazer barulho sem nenhum propósito, não é uma gincana... fiquei indignada!!! Detalhe, os veteranos usam roupas iguais aos bruxos do Harry Potter e se acham os mais importantes de cidade! Só em Portugal mesmo!

Paulinha chegou no dia seguinte e fomos nós 3 tomar café da manhã numa padoca. Croissant, Mixto quente, Café com leite... Leila lança a seguinte pérola: “Meninas, aqui se vendem dois tamanhos de pastel de nata, um é o dobro do outro, mas os dois custam 60 centavos...”. Queríamos tirar a prova dos 9...

Paulinha: “Oi, eu quero um pastel de nata grande. Quanto custa?”
Garçom (imaginem o sotaque português): “Desculpe senhorita, mas não temos mais do grande. Queres um do pequeno?”
Paulinha: “Tudo bem, mas é a metade do preço, né?”
Garçom: “Hummm, não.”
Paulinha: “Como não?”
Garçom: “Não. Cada um tem seu preço, que por acaso coincidem...”

Típica piada portuguesa! Gargalhada generalizada...até do garçom.


2 comentários:

Leila Barreto disse...

aHUAuhaUHahuuAHUauhAUHa

- então os dois são o mesmo preço?
- não, cada um tem seu p que preço, que por acaso coincidem.

aUHUahuAUHAhuaUHauha

foram dias delócinhas!

Raíssa disse...

Excelente essa do garçom!!!